Se uma estratégia complementa a outra, podemos dizer que no cenário atual ganha força o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração. A finalidade do inbound marketing é transformar potenciais consumidores em clientes reais e retê-los por meio da fidelização.
Ao contrário do marketing offline, que “empurra” o produto para o cliente, o Inbound Marketing faz com que o cliente vá ao encontro da empresa e não o contrário. Em resumo: o inbound marketing impulsiona o desejo do cliente pelo produto divulgado. A especialista em marketing digital e e-commerce, e sócia-diretora da Digitalents, Sandra Turchi, explica que a metodologia do Inbound compreende 4 etapas: atrair, converter, fechar e encantar. Vejamos em que consiste cada uma delas:
1a etapa: Atração
A fase de atração consiste em atrair clientes em potencial, para convertê-los de desconhecidos para visitantes. Sandra afirma que essa fase tem o intuito de gerar tráfego por meio de blog, palavras-chave e redes sociais. “O objetivo não é atrair qualquer pessoa apenas para gerar volume de visitas, mas sim o de atrair as pessoas certas para torná-los leads qualificados, conduzindo-os para as demais etapas do funil de vendas e, posteriormente, transformando-os em clientes satisfeitos”, explica.
2a etapa: Conversão
Nesta segunda etapa, o objetivo, segundo explica Sandra, é converter o visitante eventual em lead. “Nessa fase, é essencial captar os dados principais – como nome e e-mail – por meio de formulários, landing pages, calls to action etc., oferecendo um conteúdo mais rico, como e-books, manuais, vídeos, consultorias etc., em troca desses dados”, diz. Ela acrescenta que esta é uma fase permissiva, em que o cliente fornece os dados e, portanto, permite que a empresa faça contato com ele.
3a etapa: Fechamento
Com os dados do lead, Sandra explica que esta é a fase de convertê-lo em cliente. “Toda a gestão do processo de condução do lead pelas etapas do funil de vendas pode ser feita por meio das ferramentas de CRM e Automação de Marketing”, recomenda.
4a etapa: Encantamento
Segundo Sandra, um cliente satisfeito, além de fidelizado, torna-se um embaixador da marca, produto ou serviço, por isso encantá-lo deve ser um objetivo a ser perseguido. Para alcançar esse patamar, diz, é importante trabalhar o cliente além da venda. “Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, eventos, conteúdos personalizados de acordo com as necessidades do cliente após a compra e nas mídias sociais estimulando o engajamento, entre outras ações”, completa.
A fim de convencer as empresas sobre a importância do inbound marketing para a geração de negócios, Sandra cita alguns dados que comprovam a eficácia dessa modalidade de estratégia digital:
- Segundo dados da pesquisa DemandGen Report, 95% dos consumidores optam por empresas que fornecem conteúdo amplo e que os ajude em cada etapa do processo de compra.
- A Corporate Executive Board divulgou em pesquisa em que 57% da jornada do cliente é concluída antes mesmo de conversar com o vendedor.
- Ao menos 82% dos clientes visualizam em torno de 5 conteúdos da empresa que escolheu para fazer negócio, segundo a Forrester.
- No Brasil, 88% dos profissionais de marketing consideram as mídias sociais uma ferramenta fundamental para o seu negócio, segundo a pesquisa 2015 State of Marketing, da Salesforce.
- Já a pesquisa State of Inbound 2015, realizada pela Hubspot, afirma que o Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing.
- E por último, mas não menos importante: 60% dos clientes tem uma visão mais favorável sobre a empresa depois de consumir conteúdo oferecido por ela, segundo a iMedia Connection.
Fonte: E-commerce News