Mesmo os espaços de compras físicas serão comandados por uma fluidez e uma lógica digital. Educação, saúde, transporte, tudo irá incorporar um estilo digital. Como adaptar os negócios para essa realidade e-commercizada? E de que modo podemos pensar em redimensionar a experiência de nossos clientes?
Entendo que para essa missão devemos olhar para pelo menos cinco pilares, de forma que possamos ajudar os nossos clientes na construção e na oferta de novos sentidos para os consumidores em geral, são eles:
- Personalização – devemos reconhecer o poder do indivíduo e como a tecnologia pode ser motivadora de uma experiência pessoal. Para mim “Isso é crítico. Envolve conteúdo e produtos distribuídos em multi-telas, considerando que a experiência transmídia deve oferecer esse conteúdo para um storytelling individual, onde cada pessoa descubra o seu sentido e a sua verdade”.
- Personalização combinada com localização – personalização on-line e dedicação intensa nas lojas, levando-as para mais próximo das pessoas. Exemplo clássico disso são as lojas de marcas famosas montando kit personalizado e levando fisicamente onde o cliente está.
- Curadoria – usar tecnologias inteligentes que possam criar formas de tornar a vida mais inteligente e simples. Exemplo disso são as soluções com o uso de IOT (internet das coisas), sensores de temperatura inteligentes integrados com aplicações digitais para acompanhar o ciclo de vida dos freezers e congelados, de forma a diminuir a perda dos produtos, bem como garantir o bom funcionamento dos equipamentos e tudo isso monitorado pelo fabricante em tempo real.
- Generosidade e impacto – inspirar novas gerações e empreendedores entregando a esses públicos maior valor e conexão emocional. Um bom exemplo é criar eventos de mentoria que possam ajudar esses talentos a entender como reimaginar seus negócios e suas vidas numa era plena, digital e com muita tecnologia.
- Experiência – mas que experiência? Imersiva? Intensa? A ideia aqui é desenvolver produtos culturais, envolvendo designers e marcas para lançar produtos que possam gerar engajamento sem precedentes. O novo filme da Disney, A Bela e a Fera, foi pensado dessa forma, com uma colaboração da Disney com a rede varejista. Criou-se um evento especial, com venda de artigos inspirados no filme, em uma data específica, colaborando tanto para gerar ainda mais sentido ao filme e, em contrapartida, trazendo uma experiência distinta para dentro da loja física. A sensação de vivenciar antecipadamente as emoções de uma história reconhecidamente marcante e cheia de significados.
São por essas cinco razões básicas que Construir Negócios Reais na Era Digital não é para amador.
Pensando como a Estratégia Digital pode ajudar na Experiência Integrada entre o “On e o Off-line” adotei uma metodologia para a minha vida criada pela PwC Negócios Digitais o BXT (Business, Experience e Technology) aplicado com o poder da perspectiva do Viável, Desejável e do Factível.
B = Business
Com consultores multidisciplinares, transformamos a experiência de negócio dos nossos clientes, pautado no que é viável. Sobretudo ajudamos a enxergar além dos desafios do dia a dia de hoje, para faze-los chegar melhor amanhã.
X = Experience
O designer de uma experiência, o desejável, a personalização, a criatividade em desenhar uma visão de como se transacionar no futuro. Nós fornecemos o fator X, uma visão do futuro, inovadora e focada no cliente.
T = Technology
Tecnologias emergentes, como a Robótica, a Inteligência Artificial, ChatBots, Soluções em Nuvem, conectam Indústria, Varejo e Consumidores de forma mais eficientes, rentáveis e Factíveis do antes e tudo isso sem esquecer da segurança e da Gestão dos Dados (BI).
Enfim, vivemos em um mundo físico extremamente conectado e ainda temos que personalizar a nossa proposta valor e sobre tudo usar a tecnologia para melhorar nossa vida nesse mundo físico. Entregamos valor e uma nova significação para os nossos clientes neste mundo conectado de uma forma mais natural, convido-os a nos visitar e entender por que amamos o que fazemos…
Por: Marco Aurélio de Paula