Muitas empresas e organizações continuam, no entanto, seguindo estratégicas do século passado para influenciar seus públicos. Para compreender e mapear este cenário de mudança, o consultor Paulo Kendzerski, presidente da WBI On Life, agência de comunicação certificada pelo Google, desenvolveu um estudo sobre a maturidade digital das marcas gaúchas por meio do recém-criado Instituto da Transformação Digital.
Com o objetivo de auxiliar empresários a obter conhecimentos para a correta adequação às mudanças desse novo cenário, a pesquisa aborda a utilização das ferramentas de inteligência como estratégia para alavancar os negócios. Leva em conta dados sobre número de lojas, tempo de mercado, ranking de faturamento no segmento, relevância na região ou no mercado de cem das maiores marcas do Estado.
Avaliação de critérios como governança corporativa, inteligência digital, canal de negócios e interação com o cliente permite concluir que, embora as marcas estejam presentes no ambiente digital, elas ainda pensam e atuam de forma analógica. Segundo Kendzerski, é comum o empresário confundir a expressão “transformação digital” com algo relacionado ao site, as redes sociais e não como uma mudança nos processos de negócios.
Compartilhar conhecimento é, segundo ele, a melhor maneira das empresas evoluírem e atingirem a maturidade digital necessária para enfrentar novos tempos. “Esse sim é um fator determinante do futuro das corporações, pois ferramentas se adquire, Inteligência não”, afirma o empresário.
Além do uso das ferramentas, a interação eficiente com o consumidor e a escolha do melhor canal de comunicação são pontos em que as marcas gaúchas precisam melhorar. As categorias analisadas foram definidas pela abrangência de atuação no mercado B2C (sigla que define a transação comercial entre empresa e consumidor final através de uma plataforma de e-commerce).
Por: Redação E-Commerce News