Funil de vendas e sua importância no Marketing Digital

O funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Esse processo consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele tem conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

Ele é um dos conceitos primordiais para aplicar o Inbound Marketing e aumentar os resultados comerciais da sua empresa. Existem 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu). Hoje, vamos explicar para você um pouco mais de cada etapa do funil de vendas e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing. 

Topo do Funil (ToFu)

Esse estágio inicial é chamado de Topo do Funil (ToFu), a parte mais larga do funil de vendas. É aqui que você recebe o maior número de visitantes e precisa despertar o interesse deles. A ideia é educá-los para que se tornem clientes no futuro.

Nessa etapa, então, ocorre o primeiro contato com a empresa. Ou seja, representa uma oportunidade de você chamar a atenção das pessoas para problemas que elas nem sabiam que tinham.  Sendo assim, devemos criar seu planejamento de conteúdo com temas mais gerais, linguagem clara e de fácil acesso. 

Meio de funil (MoFu)

Nesse momento, criamos conteúdos e estratégias voltadas para mostrar como sua solução pode ajudar os potenciais clientes a resolverem seus problemas do dia a dia. Nesse estágio, o Lead pode ter interesse em seu produto ou serviço, mas está incerto quanto a assiná-lo.

É por isso que o Meio do Funil é uma boa oportunidade para continuar nutrindo seus Leads e para, finalmente, conduzi-los até a venda. Dessa forma, devemos gerar conteúdos que gerem a decisão de compra. 

As estratégias do meio de funil se dão por meio de conteúdos bem fundamentados. Podendo ser, por exemplo, templates, checklists, guias de como comprar ou escolher o produto ou serviço que sua empresa vende, dentre outros. 

Fundo de funil (BoFu)

Esse é o momento final da jornada de compra. Portanto, devemos nutrir nossos conteúdos com soluções para problemas mais pontuais dos Leads, que já estão mais bem informados sobre sua área de atuação. 

Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele. Assim, são em menor quantidade, mas devem ser mais focados na abordagem para a venda, já que os usuários estão prontos para comprar. 

Conteúdos como catálogos de produtos, testes gratuitos da ferramenta e cupons de oferta fazem são alguns dos formatos mais indicados desta etapa.

Quer implantar uma jornada de compra eficaz para suas estratégias de marketing digital? Entre em contato com nossa equipe e comece já seu planejamento!

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