Antes de adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, temos livre acesso às informações sobre o respectivo alvo de compra, sendo assim, podemos fazer a escolha que melhor atende nossas necessidades, e naturalmente, desenvolvemos maior poder no processo de compra.
Antigamente as atribuições do vendedor era indicar o produto/serviço que acreditava ser ideal ao cliente, hoje em dia as pessoas são bem esclarecidas sobre o que desejam adquirir, acessando o site, redes sociais e realizando pesquisas prévias antes de entrar em contato com a empresa.
Acompanhando esses novos hábitos na hora de consumir, o departamento comercial assume o papel e responsabilidade de oferecer a melhor experiência através de um atendimento adequado e negociação efetiva. Já a parte de instrução e educação do público-alvo passa a ser uma missão do marketing, e juntas essas duas áreas trabalham de forma integralizada como foco em um objetivo comum: impactar positivamente o público-alvo. Surge então, o conceito Inbound Marketing!
Entenda o que é Inbound Marketing e Alavanque seu Negócio
O Inbound Marketing é uma das táticas aplicadas no marketing digital focada em despertar interesse, educar, converter e fidelizar o público-alvo de determinada empresa, pautando-se na construção de conteúdo relevante e disseminação do mesmo a partir de estratégias diversas.
É a mais efetiva forma de encantar o consumidor em potencial que utiliza a internet como principal fonte de informação para tomadas de decisões de compra. O Inbound Marketing é menos invasivo e mais direcionado, utiliza-se diversos tipos de segmentações visando impactar assertivamente as pessoas certas, no momento ideal. Seu objetivo é agregar valor para promover maior e melhor qualidade de contatos para a marca.
Humanização e reciprocidade são as palavras-chave desse método, pois suas ações priorizam verdadeiro interesse em auxiliar o cliente atendendo seus interesses, desejos e solucionando suas dificuldades antes mesmo de qualquer ato de compra. Deste modo, a aquisição de produtos/serviços passa a ser um processo natural estimulado pelo vinculo e confiança estabelecidos ao longo dessa relação de troca mútua.
3 Pilares do Inbound Marketing
Conheça abaixo os 3 fundamentos que compõe as estratégias do Inbound Marketing para impulsionar seus resultados! Confira:
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo tem como objetivo principal criar aproximação com o consumidor em potencial através de um processo educacional, abordando temas relacionados ao mercado de atuação da marca.
Esses conteúdos podem ser publicados e disseminados de diversas formas, como: site/blog da empresa, landing pages, e-mails marketing, e-books, entre outras possibilidades de comunicação digital como o público-alvo.
O objetivo é sempre entregar informações de relevância que agreguem verdadeiramente, quanto melhor a qualidade do conteúdo mais autoridade e notoriedade a empresa alcança.
SEO
Já se deparou com um site repleto de conteúdo relevante mas que de alguma forma ou de outra você nunca havia encontrado através de suas pesquisas online? Isso acontece porque o site ou blog não está sendo indexado pelos mecanismos de busca.
Além do canal ser uma fonte de informação rica é preciso aplicar técnicas que façam com que esse conhecimento chegue até o seu público de interesse. Nesse sentido, as estratégias de SEO são as mais efetivas para ranquear o seu site/blog nas buscas do Google, a plataforma mais utilizada atualmente pelos usuários da internet.
SEO – Search Engine Optimization traduzido significa: Otimização do Motor de busca. Basicamente, se trata de táticas diversas que visam atender as regras e critérios determinados pelo Google, como maneira de oferecer ao seu usuário a melhor experiência e informações de credibilidade.
Mídias Sociais
As mídias sociais também é um dos pilares do Inbound Marketing, pois se trata de uma excelente forma de manter seu target engajado com a marca, consumindo e compartilhando conteúdo través de diversas redes como Facebook, Linkedin, Instagram, entre outros.
Cada rede social se encontra um perfil de público, é preciso identifica-lo para que a estratégia seja efetiva, estabelecendo um relacionamento próximo com o consumidores em potencial, bem como, manter a fidelidade dos clientes já existentes pautando-se em experiências positivas e interação contínua.
E você, já utiliza o Inbound Marketing? Comente suas dicas, dúvidas e sugestões nos comentários. Compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais!