Isso é ainda mais relevante quando olhamos para o ambiente digital, onde todos ganham voz e oportunidade de expressar opinião. Valores como sustentabilidade, inovação, governança corporativa e relacionamento com os consumidores são alguns dos pontos que realmente diferenciam uma companhia dos concorrentes.
Mas, afinal, quais os caminhos para melhorar a reputação, se aproximar dos clientes e fidelizá-los? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores digitais buscam resposta. Segundo Luiz Temponi, CFO da Hekima, a solução pode estar no Brand Reputation. “Essa solução de Big Data Analytics permite analisar dados internos, estudo do perfil da empresa e do consumidor, além de coletar dados públicos”, explica.
Temponi garante, ainda, que a solução de Brand Reputation permite identificar pontos positivos e negativos do consumidor em relação à marca, e apontar o momento exato em que se deve ‘parar as máquinas’ e, talvez, repensar o posicionamento. “A solução permite saber quem está falando sobre determinada marca ou produto, em que parte do mundo estão sendo feitos os comentários e ainda traçar o perfil certo de consumidor para a empresa”, acrescenta.
No cenário atual, as marcas precisam entender que o cliente ganhou voz e faz questão de ser ouvido. “Todas as empresas, independentemente de seu tamanho, localização, segmento ou forma de atuação (física ou digital), precisam entender que o poder mudou de mãos e agora quem dita as regras do jogo é o consumidor”, alerta.
Tamponi conclui salientando que a reputação é o bem mais precioso para uma empresa, e a manutenção do nome é a mais importante e difícil tarefa para os gestores. “Então, fica a pergunta: por que não fazer uso de soluções tecnológicas e inteligentes para facilitar o desempenho de sua marca no mercado em que atua e, sair na frente da concorrência?”, indaga.