Na prática, as lojas virtuais buscam encontrar um jeito de entender melhor o comportamento do consumidor e oferecer produtos que sejam de acordo com seu perfil.
Um jeito de acompanhar essas mudanças é por meio de tecnologia, as empresas têm investido em inteligência artificial, o problema é quando as pessoas ouvem essa palavra já pensam na dificuldade que deve ser ter essa tecnologia, o quão caro, só que ao contrário disso, vem sendo a cada dia mais acessível e barato.
Tudo é feito com base no histórico de navegação do consumidor, pense que essa massa de informações ajuda a identificar todo o comportamento daquela pessoa, pois conforme o tempo vai passando, a engine de inteligência artificial aprende mais e mais.
E agora você deve estar se perguntando e aí o que tem a ver com o consumo sustentável? Tudo. Porque depois de entender esse perfil, a loja deve oferecer produtos que tenham mais a ver com o que o consumidor está buscando, isso gera uma diminuição no tempo em que ele fica buscando coisas que não são do seu interesse e faz com que as compras sejam mais assertivas.
Compras assertivas = consumidor feliz = volta à sua loja
O sistema de recomendação inteligente de produto e retenção de clientes SmartHint, por exemplo, 100% das recomendações são baseadas no aprendizado da engine de inteligência artificial, não há como “empurrar” produtos que não seja de interesse do cliente.
Esta tecnologia está muito acessível (baixo investimento) para o varejista e o retorno é muito grande. Prova disso é que oferecemos sete dias grátis para qualquer loja virtual (que esteja integrada) para testar a ferramenta e sem compromisso e ver os resultados. Neste mesmo período, a ferramenta vai mostrar qual o plano adequado para assinar.
Outra mudança é que este tipo de tecnologia requer trabalhos técnicos para integrar e ou implantar. A instalação mudou da água para o vinho, pois é possível instalar a ferramenta com apenas um clique (em algumas plataformas) ou em menos de cinco minutos de configuração e que não requer programação, pois se assemelha muito a configuração do Google Analytics. De 4 a 24 horas a ferramenta começa a trabalhar.