Segundo o estudo Digital AdSpend, do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB), em parceria com a Comschore, apenas em 2016 a área teve um crescimento de 26%, totalizando R$ 11,8 bilhões investidos em campanhas e ações. Para 2017, a projeção é que o avanço se mantenha nos 26%, alcançando R$ 14,8 bilhões.
Os altos investimentos feitos no setor indicam grande abrangência e eficiência nos resultados. Porém, ações de marketing feitas individualmente, por mais que entreguem bons números, podem decepcionar a companhia contratante, uma vez que, por vezes, são feitas sem que ocorra um planejamento estratégico antes.
Para a realização de um bom plano de execução, existem três passos que devem ser tomados para auxiliar na definição da melhor estratégia e do caminho a ser seguido.
- Definição de objetivos
Uma boa ação de marketing não precisa, obrigatoriamente, trazer conversões para a empresa. Existem diversos objetivos que devem ser definidos antes. Ganhar visibilidade nas redes sociais, gerar maior engajamento ou aumentar o fluxo de tráfego no blog são alguns exemplos. Um bom planejamento se divide em etapas e possui vários targets. Por isso, é essencial que seja feito e que os propósitos de cada campanha sejam definidos antes que ocorram as medidas de marketing.
2. Personas e público-alvo
É essencial entender que público-alvo e personas não são o mesmo. O primeiro se refere em geral às pessoas que a empresa visa como cliente. Uma loja de sapatos masculinos, por exemplo, pode definir seu target como homens entre 30 e 50 anos da classe A. A definição de persona é mais complexa e estipula qual o perfil do consumidor ideal e requer um trabalho detalhado de pesquisa para que você entenda as características subjetivas dos seus clientes, como as dificuldades que enfrentam no dia a dia, suas ambições, como se relacionam com a família, amigos e colegas de trabalho, quais locais frequenta, etc. É essencial que ambos sejam definidos, para potencializar a assertividade das ações, visando alcançar mais pessoas relevantes. Essa é uma das partes mais importantes no planejamento.
3. Nichos
Definir nichos de mercado para segmentar ainda mais o público encerra os passos para auxiliar na elaboração de um planejamento estratégico. Ao pesquisar e entender como o seu alvo se comporta, é possível saber quais são os canais adequados para se comunicar e qual a linguagem a ser utilizada. Dessa forma, a proximidade da marca com o foco é imensa e a aderência das pessoas tende a ser maior e com mais qualidade.
Dentro das possibilidades do marketing, quanto mais específico for, melhor será o potencial de resultado. O conceito de menos é mais aplica-se perfeitamente ao planejamento de marketing. Quanto mais o público for definido e segmentado e mais específicos forem os objetivos, maior será o alcance e a aderência das campanhas, uma vez que serão mostradas apenas para pessoas relevantes, o que garante maior segurança no investimento em ações de marketing. Isso possibilita com que seja investido o menor valor possível para alcançar o maior número de pessoas com o perfil desejado. Assim, é primordial seguir as definições de objetivos, público-alvo e personas e dos nichos de mercado, para otimizar o investimento e a assertividade.
Por: Thiago Regis