Porém, alguns desses temas apresentados pelos profissionais presentes estão em acordo com as soluções e tecnologias em questão. Pensando nisso, listamos 10 startups que vão se consolidar ainda mais em 2019, visando atender as ofertas e necessidades do seu setor de atuação.
Blockchain construindo a web 3.0
Ainda de maneira tímida, a tecnologia blockchain está modificando a infraestrutura de sites e serviços que utilizamos diariamente, garantindo a segurança das informações. Ao mesmo tempo, outra tendência já está se destacando, a busca por moedas virtuais, que prometem mudar a economia mundial nos próximos anos.
Dentre as empresas no mercado de criptomoedas, está a Ripio, carteira digital mobile para serviços financeiros. Por meio dos serviços oferecidos pela empresa, é possível comprar e vender bitcoins e outras criptomoedas de maneira simples, intuitiva e com total segurança.
Navegação em uma era de desconfiança digital
Devido ao receio de muitos consumidores ainda comprarem de uma loja, por conta da vulnerabilidade das informações geradas pelo varejo, por exemplo, que pode ser usada de má fé ou de forma errônea.
Por isso, existem no mercado, startups que utilizam os dados da maneira correta e são transparentes com os seus clientes, como a Trustvox, primeira e única certificadora de reviews no Brasil, que assegura a veracidade de reviews no Brasil. Eles atuam com o propósito de tornar a sinceridade padrão de mercado no e-commerce e, por consequência, gerar cada vez mais vendas aos comerciantes.
E a Propz que oferece soluções de relacionamento objetivas, práticas e rentáveis para varejo e serviços financeiros utilizando inteligência analítica e big data. Ela é pioneira na aplicação de tecnologias que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo, em tempo real e de forma automatizada.
A evolução dos transportes e serviços de delivery
A busca por comodidade tem sido cada vez mais comum entre os consumidores. Por isso, as marcas estão evoluindo e oferecendo serviços de entrega em diferentes setores, como é o caso da alimentação, que cresce a cada ano. De acordo com um estudo feito pela Statista, empresa internacional de pesquisas, o número de adeptos por delivery aumentou em 1,7 milhões entre 2016 e julho de 2018, e em 2022 a projeção é que serão mais de 10 milhões de brasileiros usuários destes serviços.
Como exemplo, podemos citar a Liv Up, startup de alimentação saudável atua por meio do e-commerce e realiza entrega por meio de delivery. Dessa forma, os consumidores podem agendar para o dia e horário que forma mais cômodo.
E o SupermercadoNow, maior plataforma de supermercados online que permite uma compra completa, inclusive de alimentos frescos, de uma forma prática e rápida via app ou site com entrega via shoppers e pagamento por meio do cartão de crédito.
O futuro do trabalho
Um novo segmento trabalhista que vem ganhando força no último ano. Intitulado pelos americanos de Gig Economy, esse tipo de economia é resultado da flexibilização do mercado de trabalho diante da era digital, que favorece prestação de serviço temporário, de curto prazo e freelancer. O termo também diz respeito a plataformas que contratam profissionais sob demanda, como a Fastdezine.
A startup combina o conceito de crowdsourcing com gestão de projetos para acionar uma base de mais de 400 colaboradores e criar o melhor time para entregar projetos com garantia de qualidade e pontualidade de uma maneira muito competitiva. Visando expandir seus negócios internacionalmente, em 2018 a Fastdezine participou do StartOut Brasil ciclo Lisboa.
Além da flexibilização no modo de trabalho, há também muitas mudanças relacionadas aos espaços em que se trabalha. O mercado está em constante mudança e estar em um coworking pode ser a melhor maneira de buscar inovação para a sua empresa, por ser um ambiente propício para criar conexões. Como é o caso do Co.W., coworking que tem como objetivo conectar empresas, novas ideias e culturas diferentes em um clima voltado ao networking, inovação e a construção de um futuro cada vez mais próspero e empreendedor.
Rápido crescimento de serviços por assinatura
De acordo com o Dataxis, empresa de pesquisa de mercado, o segmento de distribuição de conteúdo Over The Top (OTT) cresceu 290% entre 2014 e 2018 na América Latina, revelando um aumento no número de pessoas que buscam serviços de assinatura. De olho nesse crescimento, a Samba Tech, líder em distribuição de vídeos na América Latina, lançou em 2017 o Samba Play, plataforma digital completa para venda de conteúdos em vídeo na internet, que traz uma nova forma de se ganhar dinheiro por meio de vídeos online, seja com um canal de conteúdo over the top (OTT), de nicho, ou cursos (EAD) e materiais educativos online. Atualmente, são mais de 300 milhões de alunos estudando, cerca de 20 mil usuários e 35 milhões de vídeo views.
Cross Reality
Misturando realidade virtual, realidade aumentada e mundo real, cria-se a Cross Reality, tecnologia combina perfeitamente os ambientes físico e digital. Uma empresa que já aplica esse conceito em suas atividades é a 3e60, startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil. Desenvolvedora de soluções imersivas, a empresa permite que se faça um tour virtual em imóveis de qualquer tipo em qualquer lugar por meio do Cross Reality.
Um outro exemplo que se encaixa nessa tendência é o reconhecimento facial, pois ele já pode ser considerado como um novo documento de identidade das pessoas. Isso foi necessário devido ao avanço da tecnologia, e a necessidade de ampliar os níveis de segurança em diversos segmentos e processos, para evitar que haja fraudes, principalmente no ambiente digital.
Pensando em atender esse mercado, a FullFace, startup 100% brasileira com algoritmo próprio, criou um sistema de reconhecimento facial que facilmente se integra a hardwares e softwares facilitando processos de autenticação biométrica facial web e mobile. A tecnologia garante 99% de precisão no reconhecimento biométrico facial individual a partir de 1024 pontos da face em menos de um segundo.
Por: Redação E-Commerce News