A pandemia da Covid-19 transformou o mundo, mudando a rotina e hábitos da população, como a hora das compras. Até o início de 2020, esse momento representava lazer e descontração, no qual as pessoas saiam de suas casas para visitar as lojas físicas, experimentar produtos ou para o tradicional “estou dando só uma olhadinha”.
Com a chegada do Coronavírus e as medidas sanitárias contra a propagação da doença, boa parte dos comércios chamados de ‘não essenciais’ precisaram fechar as portas e se reinventar, vendo no marketing digital a grande luz no fim do túnel.
Segundo dados do relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020, se comparado ao ano anterior, isso se deu, sobretudo, após o início do isolamento social.
Agora que já sabemos que as pessoas estão comprando cada vez mais de forma online, como saber quais são as melhores e mais assertivas estratégias de marketing digital?! Selecionamos 5 dicas infalíveis:
- SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é uma estratégia de marketing para otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, como o Google. O uso de uma palavra chave ainda é uma das ferramentas de search engine optimization mais eficazes. Basta entender quais as palavras que os clientes em potencial se interessariam e utilizariam nos sites de buscas. Além disso, é preciso inserir essas palavras em todo o site. O objetivo é demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo.
- Links Patrocinados
Uma das estratégias de marketing digital mais importantes hoje em dia são os links patrocinados. Eles funcionam bem tanto na página de buscas do Google, quanto nas redes sociais. Há muita vantagem em investir em links patrocinados. O retorno do valor investido, por exemplo, é um deles. O anúncio aumenta as chances de conversão, pois aparece, exatamente, no momento em que o usuário realiza uma busca por uma determinada palavra chave.
- Inbound Marketing
A base do Inbound Marketing é o compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo. As empresas podem e devem utilizar táticas de marketing online para ganhar o interesse público alvo funil, ao contrário do marketing tradicional que “força” a venda do produto sem dar nada em troca ao cliente. Em resumo, o Inbound Marketing prioriza a construção de uma relação com o cliente e a sua fidelização. Para tanto, é preciso compreender completamente o perfil e o comportamento do consumidor, e se esforçar para manter-se próximo ao público.
- Marketing de Conteúdo
Com certeza, essa é uma das estratégias digitais mais propagadas nos últimos tempos. Isso é plenamente justificável, já que ela tem gerado resultados mais rápidos e eficientes do que o esperado. Para as marcas que investem em marketing de conteúdo, o principal objetivo é educar o público-alvo de um negócio. Isso acontece porque clientes mais informados, demoram menos tempo para tomar a decisão e fazer uma compra. Com o marketing de conteúdo, o funil de vendas é percorrido em menos tempo, o ciclo de vendas encurtado, e o número de conversões, consequentemente, cresce.